A variedade de códigos maliciosos programados para infectar dispositivos móveis vai aumentar 614% este ano, segundo projeções da F-Secure, empresa finlandesa especializada em segurança digital. Já foram identificados até hoje mais de 900 mil malwares móveis, distribuídos entre 1,2 mil famílias. Desse total, 50% foram criados para infectar aparelhos com o sistema operacional Symbian (antiga plataforma usada pela Nokia em seus primeiros smartphones), 45% para Android e 5% para outras plataformas.

O Android é no momento o principal alvo dos cybercriminosos por ser o sistema operacional com maior base de usuários no mundo, tendo superado inclusive o Windows, se forem somados desktops, laptops, tablets e smartphones. O crescimento de informações armazenadas em dispositivos móveis e o surgimento de serviços de pagamentos através desses smartphones tornam esses aparelhos cada vez mais atraentes para hackers.

É recomendável que usuários de smartphones evitem baixar aplicativos de fontes não confiáveis, como lojas independentes ou diretamente de links recebidos por SMS e QR Codes. A conexão à Internet por redes Wi-Fi abertas também é considerada arriscada, por ser facilmente invadida e monitorada.

Forum Mobile+

A edição deste ano do Forum Mobile+ terá um dia dedicado inteiramente ao debate sobre segurança móvel. Haverá um painel intitulado "A proliferação de ameaças virtuais para smartphones" do qual participará o vice-presidente para América Latina da F-Secure, Leandro Hernandez, ao lado do diretor técnico da Axur, Fabiano Pereira, e do pesquisador sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, Fábio Assolini.

O Forum Mobile+ acontecerá nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, no WTC, em São Paulo. O evento é organizado pela Converge Comunicações e promovido por MOBILE TIME. Para conhecer a agenda atualizada e obter mais informações sobre inscrições, acesse o site do Forum Mobile+ ou ligue para 0800-77-15-028.