Após aparecerem para depor no Congresso dos Estados Unidos para responderem por práticas anticoncorrenciais, os executivos de Apple, Amazon, Google e Facebook apresentaram seus relatórios financeiros do segundo semestre de 2020. Em sua maioria, os resultados foram positivos com aumento de receita no total ou em categorias específicas, como os 50 milhões de usuários no WhatsApp Business, aumento das vendas do iPhone SE e do faturamento com Google Cloud e AWS. Por outro lado, há percalços que precisam ser destacados, como o adiamento do próximo iPhone 12 para algumas semanas, a queda nas receitas de publicidade do Google e um horizonte dúbio para o Facebook com boicote em publicidade e regulação no WhatsApp Pay.

Apple

Tim Cook durante evento da empresa em Nova York em 2019

A fabricante terminou o segundo trimestre de 2020 com uma receita total de vendas de US$ 60 bilhões, um aumento de 11% frente aos US$ 54 bilhões de um ano antes. Um dos principais motivadores desse crescimento foi o incremento de 10% nas vendas de produtos, de US$ 42,5 bilhões para US$ 46,5 bilhões, com incremento de 2% nas vendas dos iPhones – de US$ 26 bilhões para US$ 26,5 bilhões.

Tim Cook, CEO da Apple, confirmou que a pandemia do novo coronavírus afetou as vendas de handsets em abril – com o pior resultado de sua história – na comparação ano a ano; mas foi recuperada em maio e junho pelo lançamento do iPhone SE e vendas do iPhone 11, estímulo econômico e descontos em locais que tiveram restrições às lojas físicas.

Contudo, Luca Maestri, CFO da companhia, revelou durante a conferência com analistas financeiros que o lançamento do iPhone 12 será adiado: “No iPhone, nós esperamos que a performance recente continue no nosso atual portfólio, inclusive com forte resposta do consumidor ao iPhone SE. Em adição a isso, como vocês sabem, nós lançamos o nosso último iPhone no final de setembro. Neste ano, nós projetamos que os suprimentos estarão disponíveis algumas semanas mais tarde”.

Outro destaque da Apple no trimestre foi o aumento de 15% na receita de serviços, de US$ 11,5 bilhões para US$ 13 bilhões. Neste caso, o aumento foi puxado pelo engajamento maior dos usuários no iMessage, Siri e FaceTime, além de receitas recordes na App Store, Apple Music, vídeo e serviços de nuvens. E o banco HSBC passou a adotar internamente o Apple Business Chat (ABC) entre seus canais de contato nos EUA e Reino Unido.

Alphabet

Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google

Na controladora do Google, as receitas tiveram uma leve queda de 2,5% no segundo trimestre de 2020 com US$ 38 bilhões, ante US$ 39 bilhões, puxado por quedas em publicidades, licenças e outras apostas. Assim como a Apple, o resultado foi positivo em serviços com mais tração de usuários no YouTube e Google Play, mas principalmente com aumento de 43% nas receitas do Google Cloud, de US$ 2,1 bilhões para US$ 3 bilhões.

De acordo com Sundar Pichai, CEO da Alphabet e do Google, o crescimento desses serviços mostra que o futuro de suas empresas será mais “digital” com as companhias procurando reduzir custos e melhorar as eficiências operacionais, e mais “colaborativo” virtualmente ante as mudanças no panorama global. Deu como exemplo um pico de 600 milhões de usuários em uma única semana no aplicativo de vídeo Meet.

Facebook

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Ao contrário de sua rival Alphabet, o Facebook registrou alta de 10% em publicidade, de US$ 16 bilhões para US$ 18 bilhões, mesmo ante a crise do novo coronavírus e uma série de pedidos de boicotes por entidades da sociedade civil norte-americana. Como resultado, a receita total da empresa cresceu 11% no trimestre, de US$ 17 bilhões para US$ 18,5 bilhões. Contudo, a companhia reconhece que esses fatores podem impactar a receita do terceiro trimestre de 2020.

Outro destaque do relatório é que o WhatsApp Business agora tem mais de 50 milhões de usuários e segue “crescendo rápido”, como apontou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Ele explicou que imagina um ecossistema com Instagram e Facebook fazendo a vitrine digital, ao atrair os consumidores, e o Messenger e WhatsApp cuidando da troca de mensagens e da finalização comercial.

Quando questionado pelos analistas sobre os imbróglios regulatórios do WhatsApp Pay no Brasil e na Índia, Zuckerberg desconversou. No entanto, em outra resposta, ele reconheceu que há “barreiras” para o desenvolvimento da solução de pagamento na plataforma de mensageria: “Acho que está levando um tempo mais longo que eu esperava para o serviço de pagamento ser liberado em uma série de países.”.

Amazon

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Assim como Alphabet, a Amazon teve um forte incremento em suas receitas devidos às vendas de seu serviço de nuvem, o AWS, de US$ 8 bilhões para US$ 11 bilhões, um aumento de 37,5% na comparação ano a ano, além dos aumentos nas vendas do seu e-commerce nos EUA e no resto do mundo. Apenas nos EUA, a Amazon registrou US$ 55 bilhões em vendas, um crescimento de 45% ante US$ 38 bilhões do segundo trimestre de 2019; nas vendas internacionais, o aumento foi de 37,5%, de US$ 16 bilhões para US$ 22,5 bilhões.