O governo federal anunciou, nesta quinta-feira, 31, um recurso de R$ 600 milhões em financiamento para empresas de tecnologia que queiram criar projetos focados na construção e ampliação de data centers no país. O montante vem do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), do Ministério da Comunicação (MCom).
A ideia é preparar o país para a cada vez maior digitalização de processos. Além disso, de acordo com a pasta, o aporte visa gerar mais empregos e reduzir desigualdades.
O recurso operacionalizado pelo BNDES faz parte do planejamento do triênio 2023-2025, que prevê, ainda, a expansão da cobertura de internet móvel em rodovias federais.
O investimento busca descentralizar a infraestrutura digital, que, atualmente, como aponta a Associação Brasileira de Data Centers (ABDC), conta com 126 centros de dados concentrados no Sudeste (110), enquanto o Norte possui apenas dois. Assim, a prioridade é alocar os recursos do Fust no Norte e no Nordeste, oferecendo taxas de juros mais baixas (a partir de 6,3% para essas regiões, contra 8,5% para as demais).