O site Statista elaborou um gráfico com os celulares que mais emitem radiação, usando dados do Escritório Federal Alemão de Proteção Contra Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz), que possui um banco de dados abrangente de smartphones – com novos e antigos – e o nível de radiação que eles emitem.

Seguindo os critérios definidos para a montagem deste gráfico (leia abaixo, no intertítulo ‘critérios’), o smartphone atual que cria o nível mais alto de radiação é o Mi A1 do fornecedor chinês Xiaomi, com 1,75 watts/kg. Aliás, a lista é dominada por aparelhos fabricados por empresas chinesas, com Xiaomi, OnePlus, Huawei e ZTE representando 12 dos 15 telefones com os maiores valores. Deve ser dito, porém, que os telefones da Apple, como o iPhone 7 (1,38 watts/kg) e o iPhone 8 (1,32 watts/kg) também estão na lista, em 10º e 13º lugares, respectivamente.

Embora não exista uma diretriz universal para um nível “seguro” de radiação telefônica, a certificação alemã de compatibilidade ambiental “Der Blaue Engel” (Anjo Azul, na tradução para o português) certifica apenas telefones que têm uma taxa de absorção específica inferior a 0,60 watts por quilograma. Todos os telefones apresentados aqui chegam a mais que o dobro desse benchmark.

Critérios

Três critérios foram estipulados para a realização da lista. O primeiro deles foi selecionar entre os modelos atuais (até 8 de agosto de 2018), das seguintes marcas: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, OnePlus, Samsung, Sony, Xiaomi, ZTE. O segundo critério para a montagem do gráfico foi a medição da radiação enquanto havia uma chamada, no momento em que o celular está na orelha. Os celulares que podem usar dual SIM foram marcados no gráfico com três asteriscos.