Automower 550, da Husqvarna

[Matéria atualizada em 3/9/20, às 21h28] A fabricante sueca de robôs cortadores de grama Husqvarna (fala-se Ruscvarna) lançou recentemente no Brasil o modelo profissional Automower 550, modelo com autonomia de bateria de 4h30. O produto conta com conexão Bluetooth, além de 2G e 3G. Apesar de o aparelho na Europa usar um eSIM, no Brasil só é possível usar com um SIMcard físico. A empresa recomenda o uso de um chip máquina-a-máquina (M2M) de qualquer operadora, pelo custo mais barato, uma vez que o robô não usa tantos dados.

“Poderia ser qualquer SIMcard, mas o M2M tem custo mais baixo, não precisa de um plano de gigabytes para a conectividade do robô já que 5MB são mais do que suficiente”, garante Bruno Lisbão, engenheiro de produtos da Husqvarna no Brasil.

O Automower 550 vem equipado com um sensor ultrassônico que detecta colisões iminentes e todas as funções podem ser configuradas via aplicativo Automower Connect (Android, iOS). Com ele, é possível fazer todas as configurações do equipamento – como ligar, desligar, pausar. E, com o chip M2M, a manipulação pode ser ainda mais precisa, com o monitoramento à distância, controle da altura de corte e temporizador, além de recebimento de notificações de erro. O uso do SIMCard também permite ao usuário baixar um outro app, o Husqvarna Fleet Services (Android, iOS), que funciona como um sistema de gerenciamento de frota. Com ele é possível visualizar o status e a localização de várias máquinas ao mesmo tempo, enviar comandos em massa, manter o registro de manutenções, entre outras funções, como rastreamento via GPS e notificação push caso o aparelho seja roubado.

O modelo Automower 550 possui duas baterias acopladas, que possibilitam aproximadamente 4h30 de trabalho e 1h15 de recarga. O equipamento pode ser usado na chuva e anda em uma inclinação de terreno de até 24 graus.

A empresa conta ainda com os seguintes modelos: Automower 105, para áreas de até 600 metros quadrados; Automower 310, para áreas de até 1 mil metros quadrados; e Automower 430X, para áreas de até 3,2 mil metros quadrados.