A indiana Comviva, uma das maiores empresas da área de conteúdo móvel do mundo, com faturamento anual de US$ 500 milhões e atuação em mais de 90 países, está montando operação no Brasil. A companhia contratou o executivo Fábio Santoro como country manager, que deve montar uma equipe local com mais cinco pessoas dentro de seis meses. Sua expectativa é de registrar em 2013 no Brasil uma receita de no mínimo US$ 2 milhões, podendo chegar a até US$ 8 milhões. Os principais focos da empresa no País são os segmentos de serviços financeiros móveis e de mobile marketing.

A Comviva oferece soluções para operadoras e bancos lançarem serviços financeiros móveis. No caso das teles, o principal produto é uma solução de m-wallet chamada "Mobiquity mpaymet", que transforma o celular em um meio de pagamento multicanal, capaz de utilizar diversas tecnologias, como SMS, USSD, IVR, NFC, menu do SIMcard e aplicativos móveis. Uma de suas maiores clientes para essa solução é a Airtel, na África. No Brasil, a serviços de transferência financeira entre telefones celulares pode atender a um público hoje desbancarizado. "26% da população adulta no sudeste do Brasil não possui conta em banco", afirma Santoro. A Comviva também atende a bancos com soluções de mobile banking. O Barclays está entre os seus clientes.

O uso do celular como ferramenta de marketing é a outra grande aposta da Comviva para o Brasil. Santoro entende que ainda exista um grande potencial a ser explorado nesse sentido no País, o que ainda não deslanchou devido a restrições regulatórias e de mercado. Neste caso a Comviva oferece também soluções voltadas para as teles, especialmente para a exploração de campanhas contextualizadas, que levem em conta a localização do usuário, dentre outros dados.

América Latina

Além do Brasil, a Comviva já atua em outros países da América Latina, tendo contratos com operadoras no Paraguai, Colômbia e em nações da América Central. O gerenciamento da região é feito a partir de um escritório em Miami. A previsão da empresa para receita na América Latina em 2013 é de US$ 14 milhões.

Criada em 1999 como um braço tecnológico da operadora indiana Bharti Telecom, a Comviva ganhou o nome atual em 2004, após um spin-off no qual recebeu aportes da Cisco e do fundo de investimentos Sequoia Capital. Além de serviços financeiros móveis e mobile marketing, a empresa trabalha com outras três verticais: plataformas de mensagens; desenvolvimento de aplicativos; e gerenciamento de serviços para teles.