O Google apresentou nesta quinta-feira, 31, a versão 4.4 do Android, chamada de KitKat, juntamente com um novo smartphone em parceria com a LG, o Nexus 5. Segundo o vice-presidente sênior para Android, Chrome e aplicativos do Google, Sundar Pichai, a plataforma quer alcançar “o próximo bilhão de pessoas”. Para isso, o Android KitKat vai usar menos memória para que qualquer smartphone a partir de 512 MB de RAM consiga rodá-lo.

Um dos destaques do novo sistema é a função de comando de voz sem precisar tocar no celular. Ao dizer as palavras “Ok, Google”, é possível fazer buscas na web, mandar uma mensagem de texto, tocar uma música ou acionar os mapas e navegação. A aplicação do Google Now, que coleta informações sobre o uso do smartphone para enviar lembretes de compromissos, previsão do tempo, mapa, notícias e outros temas, já vem integrada no KitKat.

O novo aplicativo do Hangouts centraliza SMS, MMS, mensagens instantâneas e chamadas de vídeo. Quando o usuário receber uma chamada de um número que não está nos contatos, o identificador de chamadas vai buscar por números correspondentes de negócios que estejam listados no Google Maps. O player de música ganhou artes de álbums e artistas na tela toda quando o dispositivo está bloqueado e os livros, jogos e vídeos também podem ocupar a tela inteira no modo imersivo, que esconde todos os ícones.

Nexus 5

O smartphone desenvolvido com a LG tem tela de cinco polegadas de alta definição, conexão 4G e Wi-Fi, câmera de 8 MP, peso de 130 g e processador Qualcomm Snapdragon 800. Ele é o primeiro smartphone com o novo sistema operacional e custa US$ 349, já disponível nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Austrália, Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Coreia do Sul. Ainda não há previsão para a chegada no Brasil. Nas próximas semanas, o Android KitKat estará disponível nos seguintes dispositivos na Google Play: Nexus 4,7, 10, Samsung Galaxy S4 e HTC One.