O aplicativo e-Santé (Android, iOS)  tem como meta chegar a 10 mil profissionais cadastrados até o final de 2018. Atuando apenas com farmacêuticos que fazem atendimento em domicílio, o app tem hoje 492 especialistas. No entanto, a partir deste mês, o serviço pretende abrir a plataforma para nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros.


Entre os serviços que um paciente pode pedir na plataforma hoje estão o uso de medicações específicas, acompanhamento farmacoterapêutico, análise de dados vitais e identificação de reações adversas. Sua atuação está em todo Brasil, mas possui mais atendimentos no Ceará, Santa Catarina e São Paulo.

O aplicativo da Medical Lex, empresa de Florianópolis, foi desenvolvido para tornar o farmacêutico um profissional com mais valor perante a sociedade, como explica Niraldo Paulino, diretor da companhia e um dos responsáveis pelo app: “Hoje em dia, muitas pessoas sequer sabem se foram atendidos por um farmacêutico ou por um balconista quando compram um remédio na farmácia. O farmacêutico é muito mais do que um vendedor de remédios. É um profissional capaz de ajudar a melhorar consideravelmente a saúde da população.”

Paulino complementa: “Por isso criamos o aplicativo com esse foco. Inserir o empreendedorismo no ramo farmacêutico e auxiliar a sociedade na prevenção de doenças e melhoria da saúde como um todo. Nós não oferecemos produtos, e sim serviços. Você não compra medicamento pelo nosso app, você marca uma consulta com um profissional de saúde que vai prestar o atendimento na sua casa. Esse é o diferencial”. O diretor e empreendedor também é um farmacêutico-bioquímico com 20 anos de atuação.

Como funciona

O app tem duas versões, uma para o consumidor e outra para o profissional de saúde. Para o usuário, ele baixa o app e-Santé, preenche um cadastro com informações pessoais, físicas e patológicas, e, quando necessário, solicita um atendimento. O paciente vê o valor da consulta e escolhe o profissional, data, hora e local para o atendimento.

Pelo lado do especialista, ele faz o download do app e-Santé Profissional (Android, iOS), se registra com dados pessoais, residenciais, financeiros e profissionais. Em seguida, define quais serviços está apto a prestar e quanto cobrará por eles. Após o término do cadastro, passa a receber solicitações e, quando elas são aceitas, o atendimento é agendado e o profissional deve comparecer no dia, hora e local marcado.

Monetização

O e-Santé gera receita de duas formas: com a taxa de adesão do profissional ou da farmácia, que é de R$ 96, e cobrando 10% de cada consulta, sendo que o valor mínimo para cada atendimento é R$ 6,90. O montante recebido é destinado para manutenção, atualização e divulgação do aplicativo. O pagamento é feito via cartão de crédito in-app.