O impacto da crise econômica brasileira sobre o setor de telecomunicações foi maior no segmento corporativo do que naquele do consumidor final, disse o CEO da Vivo, Eduardo Navarro, durante coletiva de imprensa na Futurecom, nesta terça-feira, 3. “Muitas pequenas e médias empresas quebraram e todas as grandes negociaram conosco redução de tarifas da ordem de 20% a 30%”, relatou Navarro. Em seguida, porém, destacou que já aparece uma “luz no fim do túnel”, ou seja, um sinal de recuperação da economia, com a melhoria no emprego e a retomada do consumo das famílias.

Hoje, a rentabilidade das operadoras de telecom no Brasil gira em torno de 4%, ou seja, abaixo do que se poderia conseguir aplicando o dinheiro no mercado financeiro, dadas as altas taxas de juros cobradas no País. Segundo Navarro, em outros países da América Latina a rentabilidade das operadoras está acima de 10%. Mas o executivo acredita que as perspectiva é de melhorar para o Brasil nos próximos anos, especialmente com a queda da taxa de juros.

O grupo Telefônica pretende manter o nível do seu investimento anual no Brasil na casa dos R$ 8 bilhões pelos próximos anos, disse Navarro.