A Oi apresentou nesta quarta, 4, parceria com a Hewlett Packard Enterprise para oferecer a serviço corporativo Smart Cloud 4.0, uma plataforma em nuvem baseada nas tecnologias Ormuco, OpenStack, Containers e Kubernetes. A ideia é oferecer serviço que combina machine learning com inteligência artificial para simplificar projetos das empresas em TI, com virtualização. Para tanto, a companhia adicionou mais R$ 25 milhões em investimentos apenas neste ano para o serviço, valor além dos R$ 100 milhões já investidos nos últimos três anos para toda a área de TI. O montante considera investimento inicial em seis meses, além de data center em São Paulo e Brasília.

"A expectativa é de crescer o patamar em 50%", diz a diretora de B2B da Oi, Cátia Tokoro, referindo-se a um avanço no volume de vendas de TI e dados em relação ao ano passado. "O volume de vendas já terá reflexo neste trimestre, a adoção será rápida." Por sua vez, ela diz que o segmento de TI corresponde a metade das vendas do segmento corporativo. "A receita de cloud no segmento corporativo no segundo trimestre de 2017 em TI e dados foi 70% da receita total de (segmento de) grandes empresas", explica.

A aposta na solução do Oi Smart Cloud 4.0 é que a plataforma simplifique a vida dos clientes, automatizando o fluxo de trabalho. "Se vai ser público, privado, no data center próprio ou da operadora, não tem importância, será um único software gerenciando todo o ambiente", explica o diretor de TI do B2B da Oi, Luiz Carlos Faray. "O debate da nuvem pública ou privada não existe mais", aposta.