Ao interromper uma série de oito meses seguidos de queda, o mercado brasileiro de telefonia móvel tem basicamente apenas uma tecnologia em expansão: o LTE. Tanto que nesta sexta-feira, 6, a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) informou que a quarta geração já está disponível em 3.039 cidades brasileiras, cobrindo 88% da população. Comparado com 2016, o aumento foi de cinco vezes – em agosto do ano passado, eram apenas 569 municípios, ou 58% da população.

Grande responsável pelo avanço foi a liberação da faixa de 700 MHz em cidades onde já ocorreu o switch-off da TV analógica, além dos municípios onde o cronograma foi adiantado após a Anatel constatar não haver risco de interferência. Há também, por iniciativa das próprias teles, locais onde o LTE ficou disponível por meio de refarming da faixa de 1.800 MHz. Sem contar as regiões onde as empresas oferecem LTE-Advanced com a agregação de portadoras das diferentes frequências.

No ritmo

O avanço na cobertura se traduz em números da base. Em agosto, o crescimento mensal foi de 5,22% (4,390 milhões de adições líquidas) em 4G, correspondendo a 88,503 milhões de acessos. Em 12 meses, o aumento foi de 90,96%. Além dos acessos máquina-a-máquina (M2M), o LTE é a única tecnologia que mostra evolução no mercado brasileiro, ao ponto de até compensar as quedas em 3G e 2G. Nesse ritmo, a previsão de que os acessos de quarta geração ultrapassarão o WCDMA em outubro (tornando-se a tecnologia dominante do País) deverá ser confirmada.