A companhia aérea Delta Airlines passou a oferecer acesso gratuito a aplicativos de mensageria em seus voos Brasl-EUA. Os passageiros agora podem utilizar gratuitamente WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram quando estiverem conectados à rede Wi-Fi provida dentro da aeronave. O acesso gratuito a apps de mensageria já era oferecido em voos doméstico nos EUA e internacionais para Europa e para outros países da América Latina.

A Delta tem parceria com a Gogo para a oferta de Internet em seus aviões, por meio de conexão satelital. No caso dos voos Brasil-EUA, quem quiser ter acesso liberado a qualquer serviço de Internet precisa pagar US$ 14,95 pelo voo inteiro ou US$ 4 por hora.

Cabe lembrar que a empresa também oferece entretenimento de bordo (filmes, séries etc) de graça por meio da sua rede de Wi-Fi interna, para que os passageiros assistam através de seus tablets e smartphones.

Análise

A estratégia da Delta é nitidamente inspirada naquela feita por algumas operadoras de telecomunicações, que dão acesso gratuito a apps como Facebook e WhatsApp como um meio de diferenciação. A verdade é que o tráfego de mensagens de texto e fotos nesses aplicativos consome pouco a rede, e o valor percebido pelo cliente é enorme, pois são serviços de uso recorrente. Não será estranho se essa oferta se tornar um padrão de mercado e for adotada por outras companhias aéreas.