O Spotify (Android, iOS) e a Tencent fecharam uma parceria de investimento de capital nesta sexta-feira, 8. Na ação que envolve o braço de mídia da Tencent, Tencent Music Entertainment Group (TME), o Spotify vai comprar ações da TME e terá uma parcela minoritária. Por sua vez, a TME vai investir em compras secundárias de ações, isto dará direito a uma pequena parcela do streaming sueco aos chineses.

O movimento acontece em um tempo crucial para os dois negócios: tanto TME como Spotify preparam-se para lançar suas ofertas iniciais de ações em 2018. Antes do acordo, a Tencent já tinha tentado comprar a companhia sueca para expandir suas fronteiras musicais além da Ásia, mas não obteve êxito.

Além disso, a relação pode ser uma resposta ao Google, uma vez que a parceria surge um dia após a Bloomberg revelar que os norte-americanos desejam criar um novo streaming musical pago. Via YouTube, o serviço já teria acordo fechado com a gravadora Warner, além de conversas avançadas com Sony e Universal. O streaming do YouTube deve chegar ao mercado em março do próximo ano.