Foram comercializadas 1,02 milhão de unidades de tablets no Brasil entre julho e setembro deste ano, contra 1,05 milhão durante o mesmo período em 2016, uma queda de 3%, informa a IDC. O total de receita com o produto foi de R$ 485 milhões, contra R$ 516 milhões no mesmo intervalo, o querepresenta uma queda de 6%. Por outro lado, se comparado com o segundo trimestre deste ano, as vendas cresceram 30% e a receita, 33%, provavelmente em função das compras antecipadas para o Dia das Crianças. No entanto, com a procura por aparelhos mais em conta, houve uma queda de 3% no tíquete médio durante o período, de R$ 488 para R$ 472. De acordo com analistas da IDC, a retração foi menor do que a apresentada nos terceiros trimestres dos últimos dois anos.

Para o quarto trimestre, a IDC projeta a venda de 1,18 milhão de aparelhos, alcançando uma receita próxima àquela do mesmo período de 2016, quando o mercado movimentou R$ 600 milhões. A IDC espera que sejam vendidas 3,76 milhões de tablets em 2017, 5% a menos do que o ano passado, quando foram vendidas 3,98 milhões de unidades do aparelho.