A IDC Brasil informa que houve queda de 7,6% nos envios de tablets ao varejo no segundo trimestre de 2019 no Brasil, com 705 mil dispositivos, ante 763 mil peças no mesmo período do ano anterior. Desse total, 38 mil foram destinados ao mercado corporativo, 3 mil a mais em relação ao segundo trimestre de 2018.

Para o analista de mercado da IDC Wellington La Falce, embora o cenário seja de queda neste e nos próximos trimestres, a tendência é de “evolução” dos dispositivos, com mais memória, bateria, melhoria no software e aumento de telas. La Falce também prevê aumento nas compras dos dispositivos no segmento B2B, uma vez que as empresas adquirem tablets para oferecê-los como serviços com outras soluções.

Com isso, deve acontecer aumento no preço médio e na receita com venda de tablets. No segundo trimestre de 2019, o faturamento no segmento foi de R$ 438 milhões, 1% acima do mesmo período um ano antes. Por sua vez, a o tíquete médio dos dispositivos passou de R$ 570 para R$ 620.

No total de 2019, La Falce prevê 1,9 milhão de tablets vendidos, 128 mil dispositivos a menos que em 2018.