O banco digital Social Bank (Android, iOS) recebeu R$ 1 milhão de aporte financeiro do investidor e sócio da empreitada, Carlos Wizard, nesta quinta-feira, 9. O dinheiro será destinado para apoiar até 4 mil pessoas na plataforma – o que significa cerca de R$ 250 para cada correntista.

Lançada há dez dias, esta fintech ganhou destaque por ser uma plataforma colaborativa, com pessoas fazendo transações entre si, com um contrato firmado entre as elas sem cobrança da instituição financeira. Um modelo mais parecido com uma rede social do que com um banco tradicional.

Neste curto período de operação, o Social Bank já possui mais de 20 mil contas abertas e 1,4 mil pedidos de apoios. As pessoas que optarem pelo empréstimo pagam uma taxa de juros de 0,5% ao mês para o investidor.

Essa transação é feita por meio da plataforma de relacionamento entre a pessoa que empresta e a que recebe, o Social Cash. Importante frisar que o apoiador escolhe quem irá ajudar financeiramente. Para isso, o banco faz uma análise de crédito do perfil do correntista que pede apoio por meio da ferramenta Social Score.