O Facebook apresentou uma série de novidades para o seu ecossistema de realidade virtual nesta quarta-feira, 11. Entre elas, um novo óculos de realidade virtual (VR) sem fio. O Oculus Go é uma solução all-in-one avaliada em US$ 199. Com ele, o usuário não precisará conectar o headset a um PC ou acoplar a tela de um smartphone ao dispositivo. Oculus Go tem previsão de chegar ao mercado no final de 2018.

Ainda sobre devices, a empresa anunciou durante a conferência OC4 em San Jose, Califórnia, uma versão de óculos VR para o mercado corporativo, o Oculus for Business. Neste caso, o dispositivo custará US$ 900 e terá o Oculus Rift, o controle Touch, três sensores, interfaces faciais extras e quatro metros de cabo. A concepção do Business é explorar por meio da realidade virtual treinamento em locais de trabalho e vendas no varejo, por exemplo.

O evento, que foi capitaneado pelo brasileiro Hugo Barra, diretor de VR do Facebook, e pelo próprio CEO e fundador da corporação, Mark Zuckerberg, também trouxe novidades para os desenvolvedores. Foi o caso da API Explore,d o desenvolvimento de aplicativos móveis para realidade virtual e da confirmação do headset rastreado Project Santa Cruz para desenvolvedores.

Os dispositivos da Oculus estão com diversas novidades. A primeira delas é a redução do preço, nos Estados Unidos, de US$ 499 para US$ 399, do seu carro-chefe, o Oculus Rift. Além disso, será possível fazer a atualização para o sistema operacional Rift Core 2.0. E o Facebook Spaces (espaço dedicado à realidade virtual da rede social) terá novas funcionalidades, como o Live 360; será possível assistir a novos filmes em VR, como Coco (animação da Pixar) e versões alternativas da série da Netflix Stranger Things e do filme Blade Runner: 2049, além do game da Marvel, Thor Reveal, sobre o Deus do Trovão.