A Multiplus e a Natura estão entre as primeiras grandes marcas no Brasil a experimentar a solução de mensageria móvel por RCS (Rich Communication Suite) do Google. Ambas fazem parte do teste-piloto vem sendo realizado pela empresa no País e são atendidas pela Movile, que atua como sua integradora de SMS junto às operadoras brasileiras.

O RCS é uma nova plataforma de mensageria controlada pelas operadoras móveis e que usa como identificação o número de telefone celular dos consumidores. Na prática, o RCS substitui o SMS, com a vantagem de ser gerenciado por um aplicativo móvel (no caso do Google, o Android Messages) e ser multimídia, ou seja, pode receber fotos, vídeos, áudios etc. Isso torna muito mais rica a comunicação entre marcas e seus clientes.

A Multiplus, por exemplo, se comunica diariamente com mais de 500 mil consumidores por SMS e email. Com o RCS, consegue estimular a troca de pontos por produtos dentro de seu programa de fidelidade.

A Natura, por sua vez, usa o SMS para se comunicar com mais de 800 mil clientes a cada dia. A empresa vem experimentando o RCS para estreitar seu relacionamento com eles e enviar ofertas de última hora.

Pesquisa

De acordo com a mais recente edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, 55% dos internautas brasileiros com celular declaram que recebem SMS todo dia ou quase todo dia. O percentual sobe para 83%, quando considerado o recebimento de pelo menos uma vez or mês. E 58% dos internautas brasileiros com celular afirmam que recebem mais SMS de empresas do que de pessoas, enquanto 17% entendem que recebem em igual proporção de empresas e de pessoas.