A Samsung e a Charter Communications (dona da MVNO Spectrum) estão fazendo testes com tecnologia 5G em laboratórios e em campo nos Estados Unidos. As provas devem ocorrer até o final do ano com equipamentos e sistemas de 28 GHz em uma frequência de 3.5 GHz. Além disso, small cells estão sendo usadas para validar sua capacidade em espaço externo (outdoor).

Além da parceria com a operadora norte-americana, a fabricante sul-coreana anunciou novos produtos para seu portfólio de small cells, com foco em residências, empresas e serviços outdoor. Este rol de soluções de rede da Samsung inclui o Citizens Broadband Radio Service (CBRS), para uso indoor com 150 MHz em uma frequência de 3.5 GHz, o Licensed Assisted Access (LAA), um serviço de carrier aggregation de bandas LTE licenciadas e não licenciadas em 5 GHz; e o Samsung Cloud Managed Service, um sistema para gerenciamento small cells na nuvem.

Durante a MWC Americas, evento de mobilidade que acontece nesta semana em São Francisco, EUA, a Samsung está demonstrando a solução CBRS de Small Cell com 20 MHz em uma frequência de 3.5 GHz por meio de testes com streaming de vídeo em versões modificadas do smartphones Galaxy S8+.