Aprender um novo idioma usando de forma divertida é a proposta do Memrise (Android, iOS), um aplicativo de ensino de línguas que ganhou recentemente o prêmio de “melhor app” no Google Play Awards. Em sua opção gratuita, o aplicativo baseia seu método de ensino no aumento do repertório linguístico e no uso de memes, gamificação e vídeos nativos.

A ideia da empresa é que os memes podem ajudar o seu estudante a memorizar com mais facilidade as palavras do novo idioma. Por exemplo, a saudação alemã “Hallo” (que significa “Alô” em português) tem a imagem de um ralo de banheiro, para a pessoa recordar que a dicção de Hallo é mais próxima de ralo. Além disso, o estudante pode criar seus próprios memes adicionando fotos ou textos.

Em gamificação, à medida que o usuário adquire mais conhecimento em um idioma, o app cria um ranking com palavras dominadas por ele na nova língua e calcula os pontos de experiência que são acumulados durante o aprendizado. Já os vídeos são curtos e buscam ajudar o estudante a memorizar frases corriqueiras, porém de forma divertida.

O mais impressionante do app Memrise está na versão PRO. O usuário pode conversar com um robô para aprender mais sobre gramática e testar seus conhecimentos no idioma escolhido.

Com valores a partir de R$ 22,68 mês, o aplicativo usa aprendizado de máquina para entender a memorização do estudante e mais três opções para melhorar o repertório linguístico: palavras difíceis, habilidades de escuta e aprendizado em vídeo com os nativos de cada língua. O app possui mais de 20 mil vídeos nativos e 100 opções de idiomas.

Vale frisar, o Memrise tem outros cursos gratuitos que abordam conhecimentos em artes, literatura, matemática, ciência, meio ambiente, história, geografia, treinamento de memória, desenvolvimento de carreira etc.