O app para orientar o uso de rações na criação de peixes por meio de relatórios, QFish (Android), possui, atualmente, 300 piscicultores cadastrados com um mês de existência. Criado pela AgroInova, agrotech que atua com soluções mobile para a piscicultura e extração de leite, a empresa espera ter 3 mil profissionais do ramo cadastrados em sua plataforma até o final de 2018.

De acordo com Adriano Romero, COO e sócio da companhia, o sistema baseia-se em um aplicativo para dispositivos Android e plataforma web. Ressalta ainda que possui inteligência matemática e lógica em seu back-end. Na ferramenta, o produtor de peixes indica a quantidade de ração que deve oferecer por dia nos tanques de peixe e observa os critérios de qualidade de água, que é um dos principais itens para o sucesso da piscicultura.

Na prática

Para utilizar o app, o produtor cria a curva de crescimento que utiliza para determinado tipo de ração. Em seguida, ele registra no QFish a quantidade de peixes que utilizou para o povoamento e o peso de entrada do animal. A partir desses dados, o software calcula a quantidade de ração que deve ser oferecida naquele tanque e realiza ajustes diários. “Para facilitar a vida do produtor, nós também enviamos as curvas de crescimento para ele, ou seja, ele pode usar a que criamos ou a sua própria”, explica Romero.

Com relação à qualidade da água, o sistema analisa sua temperatura e o oxigênio. O piscicultor coleta as informações, insere no software, que, por sua vez, indica como está a qualidade da água. A partir de parâmetros registrados, como índice de oxigênio, o aplicativo dispara alertas. Por exemplo: se o produtor indicou que o índice de oxigênio não pode estar abaixo de 1 e, na coleta de informações, o software registra um dado menor que 1, a aplicação dispara alertas.

Monetização e próximos passos

Romero explica que, a AgroInova está fechando parcerias de troca de mídia e exposição de marcas com empresas de nutrição e saúde animal para dentro do app. Dessa forma, pretende obter lucro com a plataforma. Entre as novidades que os usuários do aplicativo terão nos próximos meses estão as melhorias na usabilidade. O executivo lembra que sua empresa possui outros dois apps para piscicultores que precisam de soluções mais robustas, o FishMobile (Android) e o InovaPeixe (Android).