Pelo segundo ano consecutivo, a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) terá sua etapa inicial realizada através de aplicativo. Desenvolvido pela Fractal Tecnologia, o app OBL (Android, iOS) permite a qualquer estudante brasileiro com até 12 anos de idade e cursando até o terceiro ano do ensino médio participar do torneio.

No ano passado, 5 mil jovens inscreveram-se na primeira fase, algo que a organização do evento espera que dobre em 2017, uma vez que o aplicativo aceitará participantes de qualquer localidade do Brasil, mesmo de regiões mais longínquas.

Na primeira fase da competição, que acontece entre 20 e 24 de setembro, os alunos participantes deverão responder a 24 questões de múltipla escolha via tablets e smartphones no app, ou pelo site da OBL. Recursos de som, vídeo, conteúdo de provas anteriores e área para pais e responsáveis foram adicionados no app para torná-lo mais atrativo.

Os usuários com as melhores pontuações no aplicativo vão para a segunda fase do certame em outubro. Essa etapa será presencial em diversas regiões do Brasil. Em abril de 2018, a terceira fase do torneio seleciona os estudantes que vão participar da final internacional. A disputa, que envolverá jovens de 41 países, acontecerá em Praga, República Tcheca, no mês de julho.