A pesquisa, desenvolvida pelo BID e a Finnovista, foi apresentada na última quinta, 14, no seminário "Fintech Brasil: Tecnologia e Informação no Setor Financeiro", realizado no Rio de Janeiro, e apontou que as fintechs apresentam uma série de diferentes segmentos e subsegmentos, gerando uma infinidade de soluções para pequenas e médias empresas, mas também para as pessoas físicas.

Segmentos

Entre os segmentos estão empresas que promovem plataformas de financiamentos alternativos (25,6%), ou seja, 180; soluções de pagamentos (25,2%), ou seja, 177; soluções em gestão e finanças (13,2%), ou 93 companhias. Apenas 8%, ou 56 delas, são de tecnologia voltada para instituições financeiras. No mercado de valores e trading estão 5%, ou seja, 39. E 9,8% das empresas promovem gestão financeira pessoal.

O desenvolvimento de soluções de pagamento é o segundo segmento fintech em importância por número de empreendimentos desta natureza. A disponibilidade de mecanismos de pagamento e transferência de dinheiro de forma mais econômica, seguros e rápidos, bem como uma maior diversidade de plataformas (pagamentos móveis, e-commerce ou mesmo através de novas tecnologias, como cadeias de bloqueio) explica a relevância desse segmento para esses empresários.

Já os gateways e os agregadores dos pagamentos constituem o grupo mais importante dentro deste segmento, com 78 empresas (44,1%). As necessidades relacionadas com facilitar pagamentos em pontos de venda e comércio eletrônico, aumentar a conversão do cliente e acelerar processos em transações entre empresas e reduzir seus custos, são algumas das oportunidades que os empresários identificaram no mercado. Daí a adoção e o crescimento deste subsegmento nos últimos anos.

O segundo grupo em importância nesta categoria é composto de soluções de pagamento móvel e portfólio com 62 empresas (35,0%). As empresas oferecem soluções para transferência de dinheiro entre pessoas, para compras de produtos ou serviços via celular e registra transações com cartões de débito ou de crédito.

Esses dois grupos representam 79,1% das empresas jovens identificadas no segmento de soluções dos pagamentos. O resto é distribuído entre outros tipos de soluções que incluem plataformas para transferências internacionais e remessas, soluções de pagamento móvel em pontos de venda, meios pré-pagos e plataformas para troca de ativos digitais, entre outros.

Exemplos

Entre as inovações apontadas pela pesquisa, os casos Nubank (Brasil) e Bankaool (México) são destaques. O estudo mostra que essas duas empresas criaram bancos digitais voltados para a telefonia móvel e são cada vez mais importantes nos seus respectivos países. Eles fazem parte do grupo que ainda é novo e, por isso, ainda reduzido, com apenas 10 empresas, mas de enorme potencial para crescer.

Soluções

As fintechs que promovem plataformas de financiamentos alternativos compreendem por 25,6% delas, ou seja, 180. Já soluções de pagamentos, são 25,2% das start-ups, ou seja, 177. Soluções em gestão e finanças são 13,2%, ou 93 companhias. Apenas 8%, ou 56 delas, são empresas de tecnologia voltada para instituições financeiras. No mercado de valores e trading estão 5%, ou seja, 39. E 9,8% das empresas promovem gestão financeira pessoal.

O desenvolvimento das soluções de pagamento é o segundo segmento de fintechs, com 177 empresas (25,2% do total). A disponibilidade de mecanismos de pagamento e transferência de dinheiro de forma mais econômica, seguro e rápido, bem como uma maior diversidade de plataformas e casos de uso (pagamentos móveis, e-commerce ou mesmo através de novas tecnologias, como blockchain explica a relevância desse segmento para esses empresários fintech).

Metodologia

O estudo ouviu 393 empresas jovens latino-americanas de tecnologia financeira de 18 países, além de fontes secundárias disponíveis, e de uma investigação prévia realizada pelo BID e por Finnovista.