A busca por eventos de boa qualidade é difícil, em especial nas grandes cidades em que o tempo livre é cada vez mais curto em razão do trânsito e das tarefas do dia a dia. Por isso toda ferramenta é bem-vinda. Nos últimos anos muitas empresas vêm usando o “Eventos” do Facebook, mas não é garantia de que alguém vá ou que a informação chegará ao usuário. As pessoas clicam que têm interesse em um evento na rede social – ou mesmo que vão participar – mas não aparecem.

Para resolver esse problema, a solução com bilhetagem pode ser uma boa alternativa. É o caso da Eventbrite (Android, iOS), um aplicativo que permite a qualquer pessoa encontrar palestras e encontros de negócios, e mesmo shows musicais e artísticos. Seu uso é simples e gratuito, o usuário só paga por aquilo que consome.

Para achar um evento de seu gosto, o usuário deve digitar primeiro a cidade em que está. Em seguida pode escolher por categoria de negócios, ver as dicas de eventos que a própria plataforma dá, analisar os eventos mais populares e se conectar por sua conta do Facebook ao app para ver quais eventos seus amigos vão participar.

Não menos importante é o funcionamento do app após escolher um show ou palestra para ir. A pessoa recebe um tíquete com QR Code para ser lido na entrada. Mesmo que o consumidor selecione algo com alguns meses de antecedência, como o SP Jazz Festival que acontece em novembro, ele fica salvo em seu histórico. E ainda é possível ativar notificações push para receber alertas de quando o evento está próximo e assim evitar esquecimentos.

Vale destacar nas buscas que é possível marcar um evento como favorito ou ordenar uma busca por data, relevância, tópico, tipo, busca no mapa da cidade e selecionar apenas aqueles que são gratuitos. Nos acontecimentos pagos, a transferência pode ser feita com cartão de crédito ou boleto bancário.