A Intel confirmou que o seu primeiro processador de rede neural dedicado ao aprendizado profundo, ou deep learning, o Intel Nervana, tem lançamento comercial previsto para o fim deste ano. A novidade foi apresentada pelo CEO da Intel Brian Krzanich durante o evento WSJDLive nesta terça-feira, 17.

Em sua fala, o executivo disse que o chipset poderá ser usado para maximizar o uso de inteligência artificial em novas aplicações para verticais como saúde, redes sociais, automóveis e previsão do tempo. Além disso, Krzanich afirmou que Nervana tem uma parceria com o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg repassa conhecimentos técnicos para que a fabricante possa levar sua próxima geração de chips ao mercado.

Vale lembrar que a tecnologia do Nervana é produto da start-up de nome homônimo, que foi comprada pela Intel em agosto do ano passado. Na época, os veículos internacionais mostravam que os valores da aquisição foram superiores a US$ 350 milhões. O ex-CEO da Nervana, Naveen Rao, atua hoje como VP de produtos de inteligência artificial na fabricante de chips.