Os usuários do PayPal ao redor do mundo em breve vão poder enviar dinheiro uns para os outros pelo Facebook Messenger. A novidade entra em funcionamento desde já no mercado norte-americano e será expandida gradualmente para o resto do mundo.

Com a integração entre os dois serviços, o PayPal passa a figurar como uma opção quando o usuário clica no botão de envio ou requisição de pagamento, dentro da janela de bate-papo do app de mensageria. Para a conclusão da transferência é preciso que pagador e beneficiário tenham conta no PayPal.

Cabe destacar que o PayPal não é o único meio de pagamento peer to peer (P2P), ou seja, entre usuários, no Messenger. O app de mensageria do Facebook conta também com um sistema próprio para essa finalidade, apresentado no ano passado. Mas, para se ter uma ideia do potencial desta parceira, somente no terceiro trimestre deste ano, o PayPal registrou uma volume de US$ 24 bilhões em transferências P2P no mundo, o que representa um crescimento de 47% na comparação anual entre trimestres.

Esta não é a primeira parceria entre as duas empresas. Desde o ano passado o PayPal figura como uma opção de pagamento dentro do Messenger para lojas e marcas que vendem através do app de mensageria, nos EUA. Além disso, o Messenger é usado como canal para o envio de notificações do PayPal para seus usuários naquele país. 2,5 milhões de pessoas nos EUA já cadastraram suas contas PayPal dentro do app de mensageria.

Bot

Ao  mesmo tempo, a PayPal anunciou o lançamento de um bot no Messenger com processamento de linguagem natural para atendimento aos seus clientes. É possível tirar dúvidas e recadastrar a senha, dentre outras ações.