Os desafios de ordem técnica, econômica, regulatória e cultural para o desenvolvimento de serviços de pagamento móvel no Brasil serão discutidos no MobiShop, seminário organizado por Mobile Time que acontecerá no dia 10 de setembro, no WTC, em São Paulo. O painel dedicado ao tema já conta com as participações confirmadas de Alessandro Rabello, diretor de produtos da Visa; Juan Fuentes, diretor geral do PagSeguro; Paulo Cesar de Nascimento, head do Samsung Pay no Brasil; e Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de negócios da PayPal no Brasil.

O celular está cada vez mais se transformando em uma carteira, tanto para pagamentos remotos quanto para pagamentos presenciais, através de tecnologias de comunicação por aproximação, como NFC e MST. A chegada de serviços como Apple Pay e Samsung Pay ao País está contribuindo para que o brasileiro se acostume a pagar com o celular, em vez de usar o cartão de plástico. Ao mesmo tempo, serviços de mPOS como o PagSeguro e a sua máquina Moderninha estão levando essa mesma revolução para o lado do lojista, permitindo que pequenos comerciantes e profissionais liberais recebam pagamentos com cartões de crédito e de débito sem ter que arcar com o aluguel de uma máquina tradicional de POS.

Paralelamente, o Banco Central criou um grupo de trabalho para discutir como será a regulamentação e a padronização dos pagamentos instantâneos, que podem trazer para esse jogo novos entrantes, como fintechs e até apps de mensageria, como WhatsApp – vide o lançamento do WhatsApp Payment na Índia.

O MobiShop contará também com um painel sobre comércio móvel e com uma série de apresentações de cases inovadores implementados no Brasil – já estão confirmadas palestras sobre os cases do teclado virtual do Itaú e sobre o ingresso de cinema com holograma digital da Ingresso.com.

A agenda atualizada do MobiShop e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.mobishop.com.br, ou pelo telefone/WhatsApp 11-3138-4619 ou pelo email [email protected].