A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, está estudando a alteração da chamada Lei do SAC (decreto 6.523/2008) para que ela regule não apenas o atendimento ao consumidor pelo telefone mas também por meios digitais, como redes sociais, Internet, aplicativos de mensageria etc. Um dos focos é justamente o atendimento por meio de robôs com inteligência artificial.

Hoje a Lei do SAC vale apenas para o atendimento telefônico e de serviços regulados, como telecomunicações. Uma das ideias que está em discussão consiste em expandir a Lei do SAC para sites de comércio eletrônico.

Entre as novidades em análise que poderiam afetar os bots estão: obrigatoriedade de geração de algum comprovante de atendimento nos meios eletrônicos, como a impressão da tela da conversa, por exemplo; e auditorias internas e externas no SAC das empresas com entrega de relatórios à Senacon assinados por responsáveis legais com poder de mando.

Um decreto com as modificações será elaborado. Sua redação está em fase inicial de discussão dentro da Senacon. Quando concluída, a proposta de decreto será encaminhada para a Casa Civil.

Bots Experience Day

O impacto dos bots e da inteligência artificial em diversos setores, incluindo o de call center, será tema de várias palestras na próxima edição do seminário Bots Experience Day, no dia 22 de novembro, no WTC, em São Paulo.

Estão confirmados como palestrantes: Gustavo Fosse, diretor de tecnologia do Banco do Brasil; Luis Minoru, CSO da TIM; David Cardoso, vice-presidente global da unidade digital da Atento; Flávio Henrique Ribeiro, vice-presidente de TI, infraestrutura e planejamento operacional da Atento; e Julio Duram, diretor de TI da Via Varejo.

A programação atualizada está disponível em www.botsexperience.com.br. Venda de ingressos antecipados com desconto e mais informações podem ser obtidos pelo telefone 11-3138-4619. O evento é organizado por Mobile Time.