O bot do Shopfácil, marketplace do Bradesco, está registrando uma conversão média de 3,4%, percentual considerado alto quando comparado com outros canais de e-commerce. "Um índice de 1,5% no e-commerce já é muito bom", compara Carla Mita, superintendente do produto no Bradesco. O bot foi lançado no Facebook Messenger um ano atrás. Ao longo desse período, acumula 1 milhão de interações e 63 mil usuários únicos.

O Shopfacil tem um catálogo extenso de produtos. As compras através do bot são feitas dentro da própria janela de bate-papo e podem usar a solução de pagamento rápido Visa Checkout, ou cadastrando um cartão de crédito. A categoria de produto que mais vende com o robô é a de smartphones.

"Acreditamos muito no futuro dos chatbots, mais do que no de apps, por causa da tendência de comércio conversacional. A vantagem é que o cliente começa e termina uma compra no seu tempo", descreve Mita.

A executiva do Bradesco apresentou o case junto com Marcelo Sarralha, diretor sênior de produtos da Visa, no seminário Bots Experience Day, nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.