Os cidadãos brasileiros terão no futuro mais uma opção de documento para smartphones. Depois da CNH Digital e da carteira de trabalho, o título de eleitor terá um formato digital. De acordo com a coordenadora de campanhas e redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Neri Accioly, o projeto está sendo desenvolvido entre o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (unidades estaduais).

Inicialmente chamado de “e-título”, o documento digital será ldisponibilizado em formato de aplicativo, porém não tem previsão de lançamento. Assim como acontece com a CNH Digital, o app pode ser uma alternativa ao título na hora da votação. Vale lembrar que, quando o governo lança iniciativas neste sentido, o documento de papel continua valendo.

Além do título de eleitor em formato de app, Accioly lembrou que o TSE está em estágio adiantado para adotar o Documento de Identificação Nacional (IDN), que fará a convergência entre o título de eleitor, o RG e o CPF. Até o momento, a Polícia Federal está em avançadas discussões sobre a integração das suas informações. No entanto, o TSE continua em conversas com a Receita e o Ministério do Desenvolvimento para avançar no mesmo sentido.

Bot no Twitter

A coordenadora informou sobre outra tecnologia que o TSE adotou nesta semana, o seu bot via Twitter. A plataforma de conversação teve 3 milhões de acessos em três dias e 50 mil engajamentos, 6,8 mil acessos de usuários únicos, 36,1 mil mensagens trocadas, uma média de 5,24 mensagens por usuário e um tempo médio de atendimento (TMA) de 172 segundos. Os resultados obtidos foram registrados entre a meia-noite da segunda-feira, 20, e meio-dia desta quarta-feira, 22.

O bot do TSE no Twitter traz serviços como: consulta de situação eleitoral, opção para esclarecimento de dúvidas por meio de pergunta e resposta (FAQ) – que são os dois mais procurados –, certidão de quitação e informação sobre qual zona eleitoral a pessoa votará.

“O TSE é o primeiro case de governo utilizando a plataforma de automação do Twitter no Brasil”, disse Accioly durante apresentação no Bots Experience Day, nesta quarta, 22. “Esses resultados provam que o cidadão, quando tem esse tipo de acesso, usa os serviços”.