O Mercado Livre está desenvolvendo uma nova funcionalidade para o seu app: uma busca de produtos por voz, em vez de texto. "O comércio conversacional é uma tendência muito forte e a busca por voz está crescendo bastante dentro do Google. Se o consumidor já pesquisa por conteúdos e informações através da sua voz, por que não pesquisar produtos? Sabemos da facilidade que é fazer uma busca por voz e queremos entregar a melhor experiência possível para o nosso usuário", disse Daniel Aguiar, gerente sênior de marketing do Mercado Livre. A expectativa é de que a novidade seja lançada no começo de 2018.

Esta será apenas mais uma de uma série de inovações e melhorias que o Mercado Livre vem adicionando ao seu aplicativo móvel desde que decidiu, cinco anos atrás, adotar a estratégia de "mobile first", ou seja, de pensar primeiro para a tela do celular e depois para a tela do desktop.

O volume de acessos móveis triplicou nos últimos 12 meses e já corresponde a mais de 60% do tráfego total do Mercado Livre. "O tráfego vem crescendo muito no app, e este tem ganho share. Há também um ganho de conversão", relata Aguiar. Ele conta que a conversão no app é bem maior que no site móvel. "No app a parte de pagamento é mais bem resolvida. Além disso, o usuário que tem o app instalado é mais fiel, já tem um relacionamento com a marca", explica.

Cerca de um ano atrás o Mercado Livre adotou navegação gratuita em seu app. A iniciativa é um dos fatores que contribuiu para o crescimento no volume de acessos, junto com as demais melhorias na experiência pelo app, comenta Aguiar. Porém, apesar da navegação agora ser gratuita, o tempo médio da sessão no app continua o mesmo, o que o executivo considera positivo. Ao contrário de um site de entretenimento ou notícias, que deseja sessões mais longas, para um site de comércio eletrônico é melhor que o usuário encontre rapidamente o que deseja e efetue a compra. "Se o consumidor passa muito tempo navegando dentro do app é porque não está encontrando o que quer", argumenta.

A mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel constatou o sucesso do app do Mercado Livre no Brasil. Ele e a Americanas.com são o mais usados pelos consumidores móveis do País: 33% das pessoas que já fizeram compras de produtos físicos através de um app no smartphone apontam esses dois aplicativos como aqueles que usam com mais frequência para essa finalidade.