A Motorola, marca de dispositivos móveis da Lenovo, cresceu 51% em vendas durante o primeiro semestre de 2017 no mercado brasileiro de smartphones, segundo dados da GfK repassados à companhia. O gerente geral da fabricante no Brasil, José Cardoso, frisou que o aumento foi superior à média do segmento no País, 21%.

“Isso mostra o forte desempenho da Motorola no mercado de smartphones e nos consolida na segunda posição”, disse o executivo. Outro ponto destacado por ele foi o incremento nas vendas dos handsets da gama intermediária de preço, como o Moto G5, com 50% de comercialização acima da versão lançada em 2016.

Vale lembrar,= que o relatório financeiro da Lenovo do segundo tri de 2017 apresentou um crescimento de 46% das vendas de smartphones Moto na América Latina. Considerando o período entre abril e junho deste ano, a divisão mobile (MBG) registrou US$ 1,746 bilhão de faturamento no mundo, um incremento de 2% em relação ao US$ 1,705 bilhão do ano anterior.

Retorno ao ‘Superpremium’

Cardoso ressaltou o retorno de sua empresa ao segmento de smartphones superpremium, categoria com produtos acima de R$ 2,5 mil. A empresa trouxe nesta quinta-feira, 24, o Moto Z2 Force para as lojas brasileiras. Essa volta se deve em grande parte ao sucesso obtido com a primeira geração do portfólio Moto Z, entre 2016 e o começo de 2017.

“Crescemos seis vezes no segmento premium (até R$ 2,5 mil) no Brasil com o Moto Z. Isso se deve aos Snaps. Hoje mais de 50% dos usuários de smartphones Moto Z têm algum Snap”, disse o gerente geral durante lançamento dos novos smartphones no Brasil nesta quinta-feira, 24.

Estratégia e posicionamento de marca

A Motorola reforçou as mudanças em sua estratégia e posicionamento de marca. Segundo Bruno Couto, líder de marketing da Motorola, a firma deve investir 20% a mais na campanha de marketing dos smartphones Moto G5 S e Moto G5S Plus este ano. Com foco nas câmeras dos dois dispositivos, a ação dura até novembro e tem como expectativa gerar mais de 50 milhões de visualizações. As peças publicitárias serão veiculadas na TV aberta, rádio, sites e rede sociais, TV por assinatura e pontos de venda.

Hello Cidades

Couto revelou outra novidade, o lançamento da plataforma cultura Hello Cidades. O novo espaço vai funcionar por meio de site com curadoria para patrocínios de shows e outras iniciativas culturais para os moradores de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife.

“Queremos pegar a experiência dos smartphones e torná-la mais divertida. A ideia é convidar o usuário a se reconectar à cidade. Tirar as pessoas do piloto automático, viver a cidade de uma forma única, e estar aberto para as surpresas de lugares do cotidiano”, afirmou o líder de marketing da Motorola. A iniciativa tem apoio das marcas Meca, Spotify e Editora Abril. Um primeiro piloto com modelos do Moto Z2 tirando fotos e fazendo projeções de imagens no Festival de Inhotim em Brumadinho (MG) aconteceu em julho.