A tendência de virtualização de funções de redes (NFV, na sigla em inglês) tem levado operadoras de telecomunicações a experimentarem soluções de código aberto (open source). A Red Hat, fornecedora que trabalha exclusivamente com softwares open source para o mercado corporativo, vem notando essa demanda, com a substituição de aplicações proprietárias no core das redes por máquinas baseadas em software, diz Boris Kuszka, diretor de arquitetura de soluções da Red Hat.

“Grandes clientes estão adotando open source. Não existe mais aquela dúvida ou medo de adotá-lo”, relata o executivo. Ele aponta como vantagens a velocidade da inovação e de evolução de cada produto, tarefa que não fica nas mãos de uma única companhia mas de uma comunidade de empresas e desenvolvedores interessados no assunto. “No modelo open source o cliente não fica preso ao fabricante. Este precisa mantê-lo satisfeito, se não quiser perdê-lo”, comenta Kuszka.

Recentemente a Red Hat adquiriu uma plataforma para desenvolvimento de aplicações móveis, a FeedHenry. Ela ajuda a gerenciar a integração de apps móveis a sistemas legados. Após a aquisição, seu código foi aberto para a comunidade de usuários.