Será lançado em novembro no Brasil um adesivo com NFC e um chip de cartão de débito pré-pago. O produto foi desenvolvido em uma parceria entre Banco 360 e Valid. A ideia é que o adesivo seja colado na parte de trás de qualquer smartphone ou feature phone que não tenha NFC para que este passe a poder realizar pagamentos por aproximação em uma das mais de 2 milhões de máquinas de POS compatíveis com essa tecnologia espalhadas pelo varejo brasileiro. Na verdade, a utilização nem precisa se restringir a telefones celulares: o adesivo pode transformar qualquer outro objeto onde esteja colado em um cartão para pagamento por aproximação.

Um primeiro grande teste será realizado em Recife em novembro, em parceria com a Enorsul Participações, empresa responsável pela gestão e emissão de contas de água em Permambuco, e 12 mil síndicos de condomínios. 

O custo individual de produção do sticker é irrisório, informam as empresas. O preço para o usuário final ainda não foi definido, mas o que pesará mais será a embalagem e o custo logístico para a sua entrega.