A polícia do Reino Unido pode receber em breve autorização do governo local para prevenir ataques ou acidentes com drones. Em carta enviada ao parlamento britânico, Elizabeth Sugg, subsecretária dos Transportes, informou que deve apresentar um novo conjunto de regras para os dispositivos no primeiro semestre de 2018.

Entre as regras do projeto de lei batizado de Drone Bill (Lei do Drone, na tradução para o português), as forças de segurança poderão ordenar um piloto a pousar seu drone. Eles ainda poderão pegar partes da aeronave para investigação.

A lei pedirá ainda registro de drones com mais de 250 gramas e testes de conscientização e segurança para os novos usuários. Além disso, essas aeronaves não-tripuladas serão proibidas de voar a uma altura superior a 121,92 metros (400 pés), não poderão sobrevoar aeroportos e terão uma cerca geográfica (geofence) para não voarem em zonas restritas.

O Reino Unido já possui uma legislação para os aparelhos, o Drone Code. No entanto, o novo conjunto de regras busca dar mais poder às autoridades, além de atualizar a legislação e conscientizar o uso seguro dos drones.

P&D

Por outro lado, o governo britânico lançou a iniciativa Flying High Challenge. Com apoio da fundação Nesta (centro de inovação) e da Innovate UK (agência governamental de inovação), cinco cidades britânicas podem se inscrever para ganhar centros de pesquisa e desenvolvimento de drones. A ideia desses novos espaços é viabilizar o uso dos aparelhos em serviços, como atendimento médico emergencial, transporte de órgãos, reparo à infraestrutura básica, logística e entregas.