O CEO da Xiaomi, Lei Jun, informou que a empresa de produtos eletrônicos possui mais de 85 milhões de dispositivos conectados inteligentes. No anúncio desta terça-feira, 28, durante a primeira convenção para desenvolvedores da corporação chinesa, o VP sênior da firma, Xiang Wang, completou a mensagem de Jun nas redes sociais ao dizer que: a quantidade de equipamentos conectados – em um universo que vai dos smartphones até purificadores de água – torna sua companhia a “maior plataforma de hardware inteligente do mundo”.

Como um dos principais motivos para o crescimento no segmento, Wang apontou o assistente de voz, MI AI Speaker, dispositivo similar a Amazon Alexa, porém não revelou quanto dispositivos já foram vendidos. Como parte das novidades da empresa desta terça, o MI AI Speaker ainda ganhou uma versão limitada.

Parceria com o Baidu

Outra novidade da Xiaomi divulgada hoje é a parceria com a Baidu em inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). As duas companhias chinesas vão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de novas aplicações baseadas no DuerOS, sistema operacional de conversação da Baidu. De acordo com Wang, a ideia da parceria é que essas aplicações tragam mudanças para a indústria ao trazer IA para IoT, e, consequentemente, novos produtos (experiências) aos seus usuários.