A batalha judicial entre Apple e Qualcomm ganhou um novo episódio. A fabricante dos iPhones entrou com um novo processo na Corte Distrital de San Diego, nos EUA, contra a fornecedora de tecnologia celular nesta quarta-feira, 29, informa a Reuters.

No novo processo, a Apple diz que a Qualcomm infringiu oito de suas patentes de uso de bateria em processadores, em especial nos chipsets Snapdragon 800 e 820, usando em dispositivos high-end como na linha Samsung Galaxy S e nos smartphones Pixel do Google.

Na disputa, a companhia norte-americana explica que essas patentes são usadas dentro do processador. Elas garantem que cada parte do processador use apenas o mínimo de energia da bateria e, com isso, evitam consumo em momentos de pouco uso em um iPhone.

Entenda a disputa

A disputa entre as duas empresas começou em janeiro deste ano. Na época, a Apple entrou com um processo pelo excesso de cobrança de preço em modems LTE na FTC, avaliado em US$ 1 bilhão. Em seguida, processos similares foram apresentados no Reino Unido e na China.

Partindo para o contra-ataque, a Qualcomm processou a Apple por diminuir o potencial de seus chips ante a rival Intel, em peças publicitárias em abril; em maio, entrou com ação contra quatros fabricantes de iPhones por não pagarem royalties e entrou com um novo processo por quebra de seis de suas patentes, além de pedir que os novos iPhones não fossem vendidos nos Estados Unidos. Em outubro tentou o mesmo na China, e, no começo deste mês, entrou com outra ação, acusando a Apple de compartilhar informações privadas da Qualcomm com a Intel.