A BlackBerry informou nesta quarta-feira, 7, que entrou com um processo contra o Facebook por quebra de patente. De acordo com a CNBC, a companhia canadense disse que várias funções do Facebook infringem suas patentes.

Mais especificamente, a empresa cita a mudança do servidor do WhatsApp, da IBM, para o próprio sistema de armazenamento na nuvem do Facebook, e a unificação das notificações e compartilhamentos de Stories do Instagram com o Facebook.

A BlackBerry e seu serviço de mensagens BBM eram as principais ferramentas de conversa em chat e rivalizavam, na época, com o SMS, em meados dos anos 2000.

Em nota para a imprensa internacional, o vice-conselheiro geral do Facebook, Paul Grewal, subiu o tom. Ele afirmou que vai lutar na Justiça e que pretende acusar a BlackBerry de tentar taxar a inovação, após ficar sem ideias.

Esta não é a primeira vez que a empresa dos smartphones com teclado QWERTY processa outra firma por quebra de patente. Em 2017, os canadenses processaram a Nokia, Avaya e BLU. Todas fecharam acordos com valores não revelados.