brasileira Hi Platform, empresa oriunda da fusão entre as brasileiras Direct Talk e Seekr, está se preparando para levar a sua solução de bots para o exterior. A internacionalização deve acontecer na prática a partir do segundo semestre de 2018, revela seu CEO, Marcelo Pugliesi. O próprio nome Hi Platform foi escolhido tendo em vista a expansão internacional.

"Temos um produto forte, que agora vamos trabalhar para ser internacionalizado. Não posso abrir quais serão os primeiros países, mas daremos preferência para aquele nos quais temos o domínio sobre a língua", explica o executivo. A Hi Platform tem um motor próprio de processamento de linguagem natural que opera em três línguas: português, espanhol e inglês.

Brasil

A internacionalização acontecerá a reboque do sucesso da empresa no Brasil. Hoje a Hi Platform administra as operações de 70 bots, que somam 10 milhões de contatos por mês. Na sua carteira de clientes estão empresas como Netshoes, Sky, Natura e Algar.

A Hi Platform se especializou em dois tipos de bots: de atendimento, para desafogar o SAC tradicional por telefone e chat humano; e vendas. O segundo tipo tem registrado uma demanda crescente, por conta do interesse de sites de e-commerce. "Há bastante buzz entre operações de e-commerce. Usam chatbots para apoio às vendas. O chatbot vira um grande concierge do consumidor, atuando na pré-venda e no pós-venda. Essa demanda ficou muito clara nos últimos quatro meses. O chatbot é um vendedor que trabalha 24 horas ininterruptas", explica Pugliesi.

Em outubro a empresa bateu seu recorde de novos contratos de bots: foram assinados 11. A expectativa é seguir um ritmo de 10 a 20 novos contratos ao longo dos próximos 12 meses. Com isso, a participação dos bots sobre o faturamento da Hi Platform deve saltar dos atuais 25% para algo entre 35% e 40% em 2018. Os bots, aliás, vão puxar um crescimento projetado de 35% na receita total da Hi Platform no ano que vem, prevê o CEO.

"Estamos saindo da fase dos early adopters e entrando na fase da massificação dos bots, quando pequenas e médias empresas começam a adotá-los também", analisa o executivo. Para aproveitar essa tendência, a Hi Platform vai oferecer também bots pré-programados, com custo mais em conta, para pequenas e médias empresas.

Bots Experience Day

O CPO da Hi Platform e secretário da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (ABRIA), Alexandre Bernardoni, fará uma palestra no seminário Bots Experience Day, no dia 22 de novembro, no WTC, em São Paulo. O tema serão as últimas tendências em bots e inteligência artificial na China, com base em recente missão de negócios realizada pela ABRIA no país asiático.

O Bots Experience Day contará também com palestras de executivos da Atento, Banco do Brasil, Via Varejo, TIM, Visa, Microsoft, Samsung, Take, Zenvia, SulAmérica Seguros, DPZ&T, FGV-Rio, dentre outras empresas. A programação completa e mais informações sobre venda de ingressos estão disponíveis em www.botspexperience.com.br.

Compras pela Internet podem ser feitas na página do seminário no Sympla, plataforma de vendas online. Para descontos adicionais em compras para grupos ou para tirar dúvidas, contacte diretamente o departamento de vendas de Mobile Time: 11-3138-4619 ou [email protected].