A principal feira de tecnologia da Europa, a IFA (“Internationale Funkausstellung Berlin” ou “Exposição Internacional de Rádio em Berlim” na tradução do alemão), apresentou novidades da indústria móvel nesta semana. Dentre elas destacam-se novos smartphones, smartwatches, soluções para smarthome e de backup e armazenamento de dados.

Motorola/ Lenovo

A Lenovo apresentou nesta quinta-feira, 31, o seu novo smartphone da linha X, o Moto X4. A linha de smartphone premium saiu do portfólio em 2016 para a entrada do Moto Z, mas agora volta para preencher o espaço entre os smartphones da gama média e alta de preço. As principais novidades em seu retorno é o uso do Amazon Alexa no dispositivo, de modo que a pessoa possa levar seu assistente digital a qualquer lugar. Além disso, o smartphone teve a adição de conteúdo animado na câmera de selfie via realidade aumentada.

Na IFA, o handset foi apresentado com tela de 5.2 polegadas IPS FHD, plataforma Qualcomm Snapdragon 630 com octa-core de 2.2 GHz, 3 GB de RAM, 32 GB de espaço (expansível para 2 TB com microSD), Android Nougat (7.1), resistência à poeira e água (IP68), UBS Type-C, NFC, leitor de impressão digital, conexão 4G, Wi-Fi, Bluetooth (5.0), bateria de 3.000 mAh, câmera traseira dupla (12+8 MP) e câmera frontal de 16 MP. O smartphone será lançado por 399 euros em setembro. Estados Unidos devem receber até o final do ano. Não há previsão de lançamento para Brasil e América Latina.

Fora de sua divisão mobile, a Lenovo aproveitou para avançar em smart home. A empresa lançou o Home Assistant Pack, um dispositivo que liga os tablet da série Tab 4 ao Amazon Alexa. Com o equipamento e um app dedicado, o usuário pode dar o comando de voz ao assistente e ver as informações na tela do tablet. O equipamento sai por US$ 79,99 e deve chegar em outubro, dependendo do mercado. Além disso, a Lenovo confirmou o lançamento para novembro do óculos de realidade aumentada do Star Wars, Star Wars: Jedi Challenge. O preço e os países que vão receber o equipamento não foram revelados.

LG

A fabricante sul-coreana aproveita sua presença na Alemanha para mostrar novidades em casa inteligente e smartphone. Em handsets, a companhia apresentou produtos premium, o LG V30 e V30+, que se destacam pela qualidade de som Hi-Fi Quad DAC, fem parceria com B&O, e pelo reconhecimento de voz e face, além do leitor biométrico.

Ambos os smartphones vêm com tela de 6 polegadas FHD OLED, Snapdragon 835, 4 GB de RAM, Android Nougat (7.1.2), resistência à poeira e água (IP68), conexão 4G e Wi-Fi, Bluetooth (5.0), NFC, USB Type-C, câmera frontal de 5 MP e traseira dupla (16 MP+13MP). O V30 possui 64 GB e V30+ 128 GB, os dois com expansão de até 2 TB via microSD. Nas cores preto, prata, azul e violeta, o V30 chega ao mercado sul-coreano em 21 de setembro, seguido de América de Norte, Ásia, Europa, África e Oriente Médio. Já o V30+ será lançado apenas em alguns mercados selecionados.

Já em smart home, a LG manteve a mesma toada da Lenovo e fechou parcerias com os principais assistentes digitais para casa no mercado, Amazon Alexa e Google Assistant. Com o Alexa, os produtos conectados da LG podem ser controlados e interagirem por meio de suas 15 mil skills (aplicações). Já o Google Assistant permite controle da casa pelo Google Home, dispositivo Android ou iPhone.

Samsung

Outra grande fabricante da Coreia do Sul, a Samsung aproveitou a IFA para apresentar três novos wearables: o relógio inteligente Gear Sport, a pulseira inteligente GearFit 2 Pro, e o fone de ouvido Gear IconX. O smartwatch destaca-se entre os três produtos por ter a opção de pagamento NFC para Samsung Pay, além de controlar de dispositivos Samsung ligados à Internet das Coisas (IoT). Outra novidade interessante para a pulseira e o relógio que usam o sistema Tizen é a adição do app de medição para natação, o Speedo On, uma vez que os dois wearables funcionam em resistência de até 50 metros de profundidade (certificado 5ATM). Por sua vez, a principal novidade do Gear IconX é a possibilidade de controlar por comando de voz a assistente virtual da Samsung, Bixby. Gear Sport chega aos mercados nas cores preta e azul; Gear FitPro2 em azul ou vermelho; e o fone IconX em preto, cinza ou rosa. Os preços dos três produtos e suas datas de lançamento não foram divulgados.

Sony

Tentando recuperar o fôlego no mercado mobile, a Sony mostrou nesta quinta-feira três novos smartphones, sendo dois para o segmento premium e um para o mid-high. Nos mais avançados, Xperia XZ1 e XZ1 Compact, as novidades são a tecnologia de scanner 3D e o sensor de câmera Motion Eye, o mesmo das câmeras Cyber-shot, além do processador Qualcomm Snapdragon 835. Já no Xperia XA1 Plus a bateria de 3.420 mAh é o seu principal destaque, garantindo mais tempo de uso no cotidiano de seus consumidores.

Xperia XZ1 vem com tela de 5,2 polegadas FHD HDR, 4 GB de RAM, 64 GB de armazenamento (expansível para 256 GB com micro SD), sensor biométrico, USB type-C, resistência à poeira e água (IP68), conexão 4G, opções em Single e Dual SIM, bateria de 2.700 mAh, câmera traseira de 13 MP e câmera frontal de 19 MP. Sua versão compacta tem como diferença a tela de 4.6 polegadas HD, 32 GB de espaço (expansível para 256 GB), apenas Single SIM e câmera frontal de 18 MP. Já o Xperia XA1 possui tela de 5.5 Full HD com processador da MediaTek Helio P20, 4 GB de RAM, 32 GB de espaço em disco (sobe para 256 GB com microSD), Dual SIM, câmera frontal de 8 MP e traseira de 23 MP. O Xperia XZ1 e o Xperia XZ1 Compact chegam às lojas no mês de setembro.

O Xperia XA1 Plus será lançado até o final do ano. Os preços e países não foram informados. Vale frisar, Xperia XZ1 e XZ1 Compact serão os primeiros smartphones fora da linha Google Pixel a ter o novo sistema operacional do Google, Android Oreo (8.0). A Sony ainda confirmou que atualizará o OS nos handsets Xperia X, Xperia X Performance, Xperia XZ, Xperia X Compact, Xperia XZ Premium, Xperia XZs, Xperia XA1, Xperia XA1 Ultra, Xperia Touch e Xperia XA1 Plus.

SanDisk

Saindo do universo de wearables, handsets e smarthomes, a SanDisk apresentou na feira alemã dois acessórios. O primeiro é o iXpand Base, um carregador de iPhone que também faz os backups de fotos e documentos. A outra novidade é o cartão de memória SanDisk Ultra microSD UHS-I Card, com capacidade de armazenamento de 400 GB e mais ágil para transferência de aplicativos, fotos e vídeos pesados – acima de 100 mb/s, algo como 4,1 GB de fotos por minuto via USB 3.0. O iXpand Base está disponível nas lojas da Europa e EUA, e o microSD de 400 GB chega ao Brasil em 2018.