A universalização da Internet no Brasil está acontecendo através dos serviços móveis, disse o CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, em sua palestra no Mobile 360, seminário da GSMA realizado em Bogotá, na Colômbia, nesta terça-feira, 31.

"Em um país grande como o Brasil, é difícil levar a rede fixa para todos os lugares. É o mobile que faz o papel da universalização. A oportunidade está em crescer em dados e entregar Internet com mais capacidade e qualidade", comentou Teixeira.

Dados ilimitados

Questionado por Mobile Time se as operadoras brasileiras poderiam lançar planos de dados ilimitados, tal como fazem agora com voz ilimitada, Teixeira acredita que não. O executivo lembrou que no passado as operadoras mantinham a conexão móvel mesmo depois de esgotada a franquia, mas com velocidade reduzida, o que não era devidamente compreendido pelos consumidores. Além disso, um pacote de dados efetivamente ilimitado poderia sobrecarregar a rede e degradar o serviço, no fim das contas.

O exemplo de operadora indiana Jio, que conquistou mais de 100 milhões de assinantes em menos de um ano oferecendo voz de graça e dados ilimitados, também precisa ser avaliado com cautela, pois sua rede não estaria entregando um serviço de qualidade justamente por causa da sobrecarga, alertou Teixeira.

"A qualidade precisa estar acima de tudo", reforçou o CEO da Claro. Ele entende que o melhor caminho a seguir é o atual: vender uma franquia de dados limitada sobre uma rede que garanta uma boa qualidade de conexão. Ao atingir a franquia, o usuário precisa renová-la para seguir navegando. E a oferta pode ser enriquecida com mecanismos de flexibilidade, como o compartilhamento de dados com outros membros da família.