A utilização do home office não é algo novo. No entanto, não são todas as empresas e trabalhadores que estão acostumados com essa jornada de trabalho. Para ajudar neste momento de pandemia e isolamento social, a Joco, uma spin-off da Outra Coisa, criou o Remoto Joco, uma plataforma conversacional com informações para as pessoas se adaptarem ao trabalho em casa.

Remoto Joco foi feito com base na plataforma educacional-conversacional Joco (Jornadas do Conhecimento). Além do desenvolvimento pela equipe da empresa de tecnologia, ela contou com apoio de um consultor especializado em home office e feedbacks de usuário.

Segundo Fernando Tchê, sócio-fundador da startup, o robô conversacional – lançado neste momento de pandemia – busca ajudar qualquer pessoa nesta adaptação: “Ele é mais voltado para o usuário comum. Não penso nele para ser uma solução corporativa. O Remoto Joco é para melhorar a performance de quem trabalha em casa. Até tem dicas para corporação, como gestão e comunicação com equipes. Mas o foco é nas pessoas que estão sofrendo neste momento”.

O bot funciona via web para tablet, PC ou celulares. Com cinco jornadas de cinco minutos cada – total de 25 minutos –, o Remoto Joco aborda a introdução ao trabalho remoto, desafios, comunicação, ferramentas e autogestão. Ao fim de cada jornada, o usuário ganha uma medalha. Além das jornadas de ensino, o robô tem conteúdos dedicados sobre o trabalho remoto.

Sobre o formato em jornadas de cinco minutos, Tchê explicou ao Mobile Time que a concepção é evitar distrações.

“A gente escolhe criar um método para não ocupar mais do que cinco minutos de uma pessoa com interação. Se ela quiser fazer todas as jornadas, demora 25 minutos. E ler o material complementar, duas horas”, explicou.

Simples e fluído, Remoto Joco é rápido de usar e bem curto. Mas tem potencial de auxiliar mais no futuro, principalmente nas dificuldades que as pessoas têm em suas casas, uma vez que esse cenário de home office em massa é único na humanidade.

Home office no Mobile Time

Aproveito esse espaço para tranquilizar o nosso leitor.

A equipe do Mobile Time atua em trabalho remoto desde 2015. Com profissionais no Rio de Janeiro e em São Paulo, a publicação está bem adaptada a este regime de trabalho. Mas a captura de informações e produção de notícias muda um pouco, pois seguimos as regras de isolamento social da OMS e dos governos estaduais e municipais.

No momento, a mensagem que fica para todos e que nós seguimos é: fiquem calmos e seguros em suas casas.