O Spotify (Android, iOS) vai liberar seus funcionários a adotar o home office de forma permanente, e o Facebook (Android, iOS) considera ampliar a adoção do teletrabalho para chegar a 50% de seus funcionários remotos em dez anos, informam matérias publicadas por Wall Street Journal e Variety nesta quinta-feira, 21.

Em carta enviada aos funcionários, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, afirmou que alguns funcionários da companhia poderão trabalhar de casa com mais frequência e que contratará mais trabalhadores que aceitem o regime remoto no período pós-pandemia. A mudança para o teletrabalho começará com engenheiros seniores e será oferecido aos novos empregados; posteriormente, a oferta será ampliada para engenheiros com bom desempenho no trabalho e para funcionários fora da engenharia. O executivo espera ainda ter 50% da força de trabalho de sua empresa em home office até 2030.

Por sua vez, o Spotify disse que a nova diretriz de home office até o final de 2020 vale para todos os seus trabalhadores ao redor do mundo. A empresa de streaming explicou que acompanhará as regras “cidade a cidade” para reabrir seus escritórios com segurança durante a crise do novo coronavírus, mas nenhum trabalhador precisará voltar ao escritório neste ano. O Spotify afirmou ainda que reduzirá o ritmo de contratações até o final de 2020 e cortou 30% dos postos que estavam disponíveis. Agora, a firma espera aumentar em 15% o quadro de funcionários que atualmente está em 5,7 mil pessoas.

Antes do Spotify, Alphabet, Twitter e o próprio Facebook adotaram medidas que permitem o home office de seus trabalhadores até o final de 2020.