A Apple lançou no último dia 22 de fevereiro o aplicativo de placar esportivo para o mercado latino-americano e caribenho. Batizado como Apple Esportes (iOS), o app traz informações resumidas sobre disputas em diversas modalidades, como:
Ligas nacionais de futebol da Argentina, Brasil, México, Inglaterra;
NBA, WNBA e basquete universitário dos Estados Unidos;
E a vindoura temporada de F1.
No anúncio feito no domingo, 22, a companhia afirmou que o app terá outras ligas da América Latina, como os campeonatos de futebol do Chile, Colômbia e Peru, mas esses ainda não estão no app. Mas o que realmente é legal é o widget da tela inicial do iPhone. A sua disponibilidade é funcional e bem parecida com o placar como aparece na TV. Mas está na tela do seu celular.
O app traz o nome do campeonato, os times, seus símbolos, pontuação de cada um e o tempo de partida. Sua coloração é baseada no time da casa. Por exemplo, o último jogo entre Corinthians e Athletico Paranaense pelo Brasileiro tinha o fundo vermelho do time de Curitiba.
É possível seguir e marcar campeonatos e/ou times nos favoritos. Sempre que tiver uma partida, o widget vai aparecer na tela. O usuário também pode clicar no card ou abrir o app para ver as informações da disputa. O Apple Esportes mostra ainda informações, lance a lance e permite navegar com facilidade entre os diferentes resultados e torneios que o usuário acompanha, deslizando para o lado.
É para isso que vou parcelar um iPhone novo em 24 vezes de R$ 500 (sério, essa é a prestação do iPhone 17e lançado nesta segunda-feira, 2) e ter uma coisa que o Google entrega há alguns anos.
Ironias à parte, o aplicativo da Apple é mais bonitinho que o placar do Google. Mas o app para iPhone não é melhor e nem mais informacional que o aplicativo da rival – que me desculpem os fãs da Apple.
Lado negativo do Apple Esportes
O placar do Google no seu app principal tem a vantagem que você clica em estatísticas e nos nomes dos jogadores para saber mais, como notícias e como aquele jogador está indo na temporada. Outro ponto de melhora em comparação com o app da Apple é a inserir outros esportes que estão no cotidiano do brasileiro, vide surf, skate, vôlei e basquete local.
Também falta trazer o histórico recente de alguns esportes que estão fora de temporada, como a NFL e os Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, que terminaram mês passado. Veja, o NFL aparece apenas ‘fora de temporada’ no Apple Esportes. As Olimpíadas nem aparecem. Não quero saber o resultado do Super Bowl de 2006 ou quando a Jamaica correu de bobsled pela primeira vez – para isso, eu uso o Google. Mas custa colocar quem ganhou o Super Bowl de duas semanas atrás?!
Também não trouxeram os resultados dos testes da semana retrasada da F1 no Bahrein.
O app da Apple não possui ainda o material com imagens das partidas. Ou seja, um outro ponto favorável para o Google. E essa coisa de tentar o liquid glass como botão principal que sintetiza tudo, não sei se é coisa de millennial, mas não desce. Fico procurando o botão home ou botão menu e não consigo me encontrar no Glass e tenho dificuldade de navegar.
Enfim, o Apple Esportes é bonitinho, bom para você mostrar que tem um widget legal em seu iPhone. Só. E ainda comprova que nem tudo que a empresa de Cupertino faz é o melhor do mercado.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA.
*********************************
Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!