O Google Play é uma biblioteca com tudo. Apps de produtividade, customização, jogos e todo o tipo de entretenimento. Enfim, são 36 categorias – sem contar subcategorias – de aplicativos para os usuários baixarem. De acordo com dados da AppBrain, a loja do Google tinha 2,7 milhões de apps em fevereiro.  Em um espaço tão amplo, é comum encontrar títulos com preços diversos, para todos os gostos e em todos os tamanhos. Contudo, não há uma forma oficial em tempo real de acompanhar a redução de preço de apps do marketplace. Ou melhor, não havia.

O aplicativo AppsFree (Android) mostra quais apps passam a ser gratuitos ou estão com promoções consideráveis (queda de 50% de preço, por exemplo) para compra. Por meio de uma série de filtros, o usuário pode selecionar apps por downloads mínimos, classificação mínima, escolher entre 17 categorias de jogos, adicionar palavras-chave para receber alertas e adicionar desenvolvedores e aplicativos suspeitos em uma lista negra.

Além disso, a lista de apps é atualizada em tempo real. Os principais aplicativos são colocados na sua tela principal.

Com formato intuitivo e totalmente em português, o app é bem simples, fácil e tem fluidez no uso. O único problema do AppsFree é a quantidade de publicidade inserida na aplicação.