Shepard Fairey é um dos maiores artistas gráficos da atualidade. Conhecido por ter criado a grife Obey, Fairey é autor de obras “Andre The Giant Has a Posse” e pelo poster “Hope” que apresentou Barack Obama para o mundo em 2008, durante a campanha presidencial norte-americana. Atuando desde os anos 1990, suas obras são de arte urbana que trazem a reflexão sobre o cotidiano. Sei que arte é um assunto difícil, em especial a contemporânea, mas, neste caso, prefiro deixar o próprio autor falar.

Por meio do app Damaged (Android, iOS), uma pessoa pode ver as principais obras da carreira de Fairey, que fazem críticas ao momento da política mundial e aos discursos nas redes sociais. Inicialmente, o aplicativo foi criado para a exposição Damaged, que foi exibida em Los Angeles em 2017. Para isso, o app é munido de funções com realidade virtual e realidade aumentada, que permitem ao espectador conhecer detalhes das obras. Contudo, o app é perene.

Hoje, o Damaged funciona como um compêndio e uma forma dos apreciadores de suas obras ficarem mais próximos de Fairey, uma vez que possui mais de 100 minutos em áudio com o autor explicando seus trabalhos. Sua experiência em realidade aumentada é totalmente fluída e te leva para a exposição dentro de sua própria casa, inclusive com som ambiente.

Não há nenhuma ressalva à usabilidade neste app. Sua navegação é ótima, tem conteúdo textual em português e outros sete idiomas. Os únicos problemas da aplicação estão relacionados ao preço (mas consegui gratuitamente com dica que recebi do AppsFree); e o fato de não ter opção de narração de Fairey em português, apenas em inglês.

Ainda assim, o Damaged é um deleite e uma ótima chance para conhecer mais sobre um dos melhores artistas do século XXI.