LimpaZap

A dica de app desta quarta-feira, 2, é destinada aos usuários que reclamam de falta de espaço no smartphone por acumular fotos, vídeos, Gifs e memes no WhatsApp. É o LimpaZap (Android), da FS Security, um app de uso simples e rápido.

O app divide os arquivos acumulados no ‘Zap’ por categorias: fotos, vídeos, documentos, áudio, Gifs e Stickers – a única coisa que não apago, a maioria é de gracejos impronunciáveis do cotidiano. Mas o mais importante é o panorama que ele dá de quanto espaço o usuário está perdendo com arquivos no WhatsApp.

O app mostra ainda uma prévia de quantos GB ou MB o usuário pode liberar em seu dispositivo. Por exemplo, eu tenho 27 GB de arquivos armazenados que podem ser deletados.

O LimpaZap mostra quantos arquivos tem e quanto cada categoria acumula no armazenamento do handset. Ao clicar neles, o usuário pode selecionar os arquivos que deseja apagar um a um, por mês ou clicar em todos. Por fim, o consumidor clica no botão “apagar selecionadas” e confirma clicando em “apagar”.

O lado negativo do app é o banner de publicidade no pé da tela. Mas isso não influencia em seu uso. Além disso, faltam mais funções ao app. Como gráficos ‘em pizza’ para o usuário ter noção de qual mídia consome mais dentro do aplicativo, e poderia mostrar um gráfico de horas, sobre quanto tempo consome dentro do mensageiro ou até quais grupos têm mais fluxo de troca de arquivos.