Transmission, o jogo das redes de telecom

As telecomunicações têm mais de 200 anos. É uma rica história que vai além do 5G e das redes ultrarrápidas, começa no século XVIII com a telegrafia ótica. Procurando contar com fluidez, facilidade e próximo das novas gerações, o Science Museum de Londres criou um jogo simples para mostrar como funciona cada grande tecnologia de telecom, o Transmission (Android, iOS).

Feito com apoio da Bloomberg Philantropies, a ideia do jogo é mostrar como cada invenção, como telefones, computadores, satélites e redes celulares, funciona. No jogo, a pessoa deve criar redes complexas de comunicação para trafegar dados. Isso acontece por meio de linhas que representam tipos de sinais, que devem ser enviados dos transmissores aos receptores.

Se a comunicação flui a pessoa ganha estrelas e passa de fase. Mas a cada nível/tecnologia que o usuário passa, a construção da rede fica mais difícil na próxima etapa. Ao todo, Transmission tem 70 níveis, 146 estrelas para coletar e sete planetas (tecnologias) a serem liberadas. Isso contribui para um game bem robusto com oito horas de jogo, em média.

Fácil de jogar, o game é uma forma muito mais divertida de ensinar como funciona uma tecnologia de telecomunicação. Vale enfatizar, um dos destaques do game é a trilha do compositor David Kanaga, que lembra um pouco as composições de filmes futuristas, como Blade Runner.