O consumo de conteúdo diário é algo que faz parte do nosso cotidiano. Seja uma corrente de WhatsApp ou fotos de familiares, os avanços na era digital trouxeram as informações para perto de todos nós. E as antigas formas de comunicação começam a ganhar nova roupagem.

Um desses exemplos são as bancas de jornais e revistas. Nas ruas, a maioria delas estão se tornando ponto de venda de outros produtos, como recarga de celular e bilhete único. Por outro lado, elas começam a ganhar espaço no digital em lojas e apps como o GoRead (Android, iOS).

Essa aplicação permite ao consumidor ter acesso às revistas da Editora Abril. Publicações como Veja, Exame, Quatro Rodas, ganham versões digitais na íntegra, que podem ser baixadas e lidas em um celular ou tablet.

Audioleitura

O app traz ainda duas funcionalidades diferentes: a categoria destaques, que permite ao usuário ler matérias importantes em um curto espaço de tempo, sem precisar baixar e folhear a revista; e a audioleitura, opção que narra o conteúdo das publicações, em um formato similar aos audiobooks.

Na audioleitura do GoRead, o que chama a atenção é que a narração é similar a uma transmissão de rádio noticiosa. No aplicativo, há uma variação entre narradores e tem espaço de ‘respiro’ entre a mudança de matérias. Por enquanto, apenas as notícias da revista Exame ganham voz no app.

Por sua vez, a leitura de revistas baixadas é similar àquela de um arquivo PDF. Basta escolher a revista que deseja ler, selecionar para fazer o download e começar a ler. Uma vez baixado, é possível usar o zoom para ajustar o tamanho da letra aos olhos do leitor.

Com mais de 200 títulos, o app tem navegação leve e buscador de uso fácil. Uma sugestão seria aumentar as fotos e as letras das capas de revista na tela principal, antes do download. E, no caso do conteúdo em aúdio, senti falta de um player para pausar, acelerar e continuar uma narração. É preciso acompanhar a programação até o fim ou fazer o logoff do app. Vale frisar que esta função ainda está em período de testes (beta).