É da própria lógica dos smartphones a flexibilidade na hora de buscar e usufruir de conteúdo encontrado na rede. Um artigo legal achado, digamos, em uma busca feita durante uma viagem de metrô, nem sempre pode ser lido na mesma hora. Ou um vídeo postado por um amigo no Facebook, cujo download não pode ser feito na mesma hora em função de uma conexão de baixa performance. Daí a proliferação de apps para armazenamento de conteúdo, como o Instapaper e o Readability, que permitem ao usuário selecionar, em um mesmo local, todos os artigos que deseja ler depois. O Pocket vem nessa mesma linha, com um único diferencial: é melhor, muito melhor, do que qualquer outro app da área.

Em primeiro lugar, o Pocket permite salvar não apenas notícias ou artigos, mas também conteúdo em vídeo. Mesmo arquivos de dentro do dispositivo do usuário podem ser carregados no app (um PDF baixado, mas não lido, por exemplo). Há ainda a opção de sincronizar com o desktop ou notebook: é só entrar com login e senha que o usuário pode ter acesso à sua “to do list” de forma absurdamente simples e rápida.

Ao testar o app aqui, tudo rodou macio. A inscrição no site é bastante rápida e ocorreu sem problemas (ao contrário do Readability, por exemplo, que até hoje não loga direito no meu Android). O compartilhamento também foi ótimo: ao instalar o app, é criado um botão “Add to Pocket”, que pode ser clicado sempre que um arquivo é aberto.

Outra funcionalidade legal é a de optar ou não pelo download para leitura offline. Ao contrário da maioria dos concorrentes, aqui o usuário pode ligar ou desligar a opção de download dos artigos para o smartphone. No meu caso particular, acho mais interessante a opção de baixar para leitura offline (o usuário pode, por exemplo, optar por baixar o artigo quando estiver ligado ao wi-fi, para poupar o pacote 3G). Essa opção offline, contudo, não está disponível para os vídeos.

O Pocket tem ainda um tutorial acima da média, bastando o usuário selecionar a funcionalidade sobre a qual deseja aprender melhor para que as explicações surjam de forma simples e objetiva na tela.

Com todas essas funcionalidades, o app, que está disponível gratuitamente para Android e iOS, é com certeza a melhor opção que eu já testei no ramo. Está mais do que recomendado.